Pages

domingo, 9 de dezembro de 2012

Dica Rápida: importar dois arquivos na mesma cena - 3ds Max

Olá pessoal, ultimamente no site tem havido muitas dúvidas por parte dos iniciantes no 3ds Max em como unir dois projetos, arquivos ou objetos em uma mesma cena, para responder de forma clara a todos, resolvi criar este rápido tutorial bem explicativo de como prosseguir.

Muitas vezes modelamos um personagem em um arquivo e um cenário em outro, aí vem a necessidade de unir tudo em uma mesma cena para darmos continuidade ao projeto, isso normalmente é muito simples e vamos ver um passo a passo de como fazer.
Criei duas cenas no 3ds Max em arquivos distintos, uma com uma esfera e outra com um cubo, nossa intenção é unir esses dois objetos em uma mesma cena.




Para isso vamos escolher um dos projetos e clicar no logo do 3ds Max, no cante superior esquerdo do programa, ir até a opção Import e escolher Merge que serve para importar arquivos com a extensão .max para a cena, caso queira importar um arquivo com extensão .Obj ou .3ds, basta clicar em Import.
Ao clicar em Merge, abrirá uma janela para escolhermos o arquivo a ser importado para a mesma cena que já está aberta no programa, basta selecionar o outro arquivo que quer importar e clicar em Abrir.
Com isso uma nova janela surgirá e nela poderemos escolher o queremos importar dentre várias opções, poderemos selecionar tudo, ou apenas o que quisermos separados por tipo como geometrias, luzes, câmeras, etc...

Conhecer as opções dessa janela podem ajudar na hora de mesclar cenas complexas e com muitos objetos.
Ao importar sua nova cena ela poderá se sobrepor aos objetos já existentes.

Neste caso basta mover, escalar e/ou rotacionar os objetos conforme a necessidade.


Espero que tenham gostado dessa rápida dica que é mais voltada aos iniciantes no programa, lembrando que a opção Merge é para arquivos .max e para qualquer outra extensão de 3d aceito pelo programa é utilizada a opção Import. Agradeço a colaboração dos leitores e até uma próxima postagem :)

Ps. Utilizem os comentários abaixo para dúvidas básicas como esta, quem souber responder as dúvidas sinta-se a vontade em ajudar!

0 comentários:

Postar um comentário